sábado, 10 de outubro de 2009

SEMANA DAS CRIANÇAS
2ª SÉRIE ÚNICA
SEMANA DAS CRIANÇAS
1ª SÉRIE ÚNICA



sexta-feira, 31 de julho de 2009

DIRETORA ADJUNTA DO SEVERIANO SOUSA.



Aí está a diretora adjunta do Severiano que muito contribui para o crescimento e o desenvolvimento da escola ao lado do diretor geral João Conceição que também faz uso do desempenho pedagógico.

ALUNOS EM ATIVIDADES ESPONTÂNEAS


A escola Severiano tem o prazer de mostrar os seus alunos de 1ª a 4ª série em atividades espontâneas realizadas no pátio.

ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE




Essas atividades foram realizadas juntamente com os professores e pais da comunidade,onde os próprios alunos sentiram-se orgulhosos do que realizaram.

TÉCNICO EDUCACIONAL

PROFESSORES DO SEVERIANO SOUSA LIMA







Estes personagens são apenas uma terça parte da grande família do Severiano Sousa Lima é com muito orgulho que vos apresento,desejando-lhes parabéns pelas suas contribuições.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tecnologia Educacional

Diante de toda problematização educacional há sempre uma solução, quando o autor coloca a expressão territorialização analiso que é justamente uma gestão centrada na escola, ou seja,uma educação voltada para o aluno, é nesse sentido que as escolas decidem sobre os recursos em geral a partir de critérios definidos a nível central. Isso implica no desenvolvimento de uma cultura,de participação e comprometimento que supõe um direcionamento dos papeis executados nos órgãos do colegiado existente na escola.
É vantajoso e inquestionável conferir a escola com maior poder de decisão,é sem dúvidas livrar de entraves, isso implica no aumento de responsabilidades para os membros, principalmente para o diretor. O que se pretende é garantir a unidade contemplando a diversidade no sentido de que a autonomia será exercida em prol da comunidade educativa que deverá retificar as medidas adotadas. Autonomia não significa gestão centrada na escola,mas também é uma desburocratização dos processos administrativos da realidade escolar. O projeto pedagógico, é portanto um instrumento de autonomia da escola com identidade própria que permite o controle do trabalho escolar. Não basta garantir a fase inicial da elaboração do projeto,a implementação exige congregação de esforços para garantir coerência no que foi proposto.
O fato do projeto não estar limitado à parte pedagógica do ensino, requer uma análise que envolvem alguns problemas que deverão ser considerados.
O eixo administrativo por exemplo refere-se organização da escola como um todo,envolvendo um padrão de relacionamento não só interno mas também com a comunidade educacional na qual a escola está inserida.
Outro eixo é o pedagógico está ligado a identidade da escola ou seja é responsável por todo processo pedagógico escolar.
Finalmente o eixo financeiro que trata dos recursos patrimoniais possibilitando a capacidade de negociar e atrair parcerias e recursos externos que permitam fazer parte às demandas concretas do processo educativo.
O projeto não deve ser visto apenas como um conjunto de intenções, mas sim como uma proposta de ação em bases realistas requerendo para tanto capacidades técnicas pedagógicas como político-administrativo.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER TECNOLOGIAS,



Através da construção do conhecimento viabiliza-se as fases das nossas mentalidades, essas fases estão diretamente ligadas às ciências tecnológicas,que permite o desenvolvimento da cibercultura que são os valores técnicos que ocupam lugar no espaço.

Podemos destacar também o hipertexto uma espécie de polifonia que tem influência na maneira de se expressar, além do mais o hipertexto é a transformação da relação com o conhecimento ampliando formas, maneiras de desenvolver as competências e as habilidades tecnológicas.



Apresentando a escola


A escola Severiano é uma escola composta de nove salas de aulas,algumas possuem ar condicionados e outras ventiladores, 08 banheiros,uma sala de professor,secretaria com três compartimentos, uma cantina, um pátio e um refeitório.
O seu quadro de funcionário está composto de 23 pessoas, sendo que 15 são professores, e os demais são auxiliares de serviços gerais e administrátivos.
Esta localizada em uma área de grande acesso e sempre envolvida com a comunidade que é fundamental para a aprendizagem dos educandos. Severiano de Sousa apresenta neste sentido uma biblioteca,uma sala de informática com dez computadores,que não estão sendo trabalhados pelos alunos isto é, por falta de um professor de informática que a escola não possui no momento. É óbvio que toda escola possui seus problemas, mais a direção tenta resolver democráticamente com os professores. Só lembrando que a Unidade Integrada funciona nos três turnos,fundamental de 1ª a 4ª no turno matutino,de 5ª ao 1º ano do ensino médio no turno vespertino e Educação de jovens e adulto no noturno.