Diante de toda problematização educacional há sempre uma solução, quando o autor coloca a expressão territorialização analiso que é justamente uma gestão centrada na escola, ou seja,uma educação voltada para o aluno, é nesse sentido que as escolas decidem sobre os recursos em geral a partir de critérios definidos a nível central. Isso implica no desenvolvimento de uma cultura,de participação e comprometimento que supõe um direcionamento dos papeis executados nos órgãos do colegiado existente na escola.
É vantajoso e inquestionável conferir a escola com maior poder de decisão,é sem dúvidas livrar de entraves, isso implica no aumento de responsabilidades para os membros, principalmente para o diretor. O que se pretende é garantir a unidade contemplando a diversidade no sentido de que a autonomia será exercida em prol da comunidade educativa que deverá retificar as medidas adotadas. Autonomia não significa gestão centrada na escola,mas também é uma desburocratização dos processos administrativos da realidade escolar. O projeto pedagógico, é portanto um instrumento de autonomia da escola com identidade própria que permite o controle do trabalho escolar. Não basta garantir a fase inicial da elaboração do projeto,a implementação exige congregação de esforços para garantir coerência no que foi proposto.
O fato do projeto não estar limitado à parte pedagógica do ensino, requer uma análise que envolvem alguns problemas que deverão ser considerados.
O eixo administrativo por exemplo refere-se organização da escola como um todo,envolvendo um padrão de relacionamento não só interno mas também com a comunidade educacional na qual a escola está inserida.
Outro eixo é o pedagógico está ligado a identidade da escola ou seja é responsável por todo processo pedagógico escolar.
Finalmente o eixo financeiro que trata dos recursos patrimoniais possibilitando a capacidade de negociar e atrair parcerias e recursos externos que permitam fazer parte às demandas concretas do processo educativo.
O projeto não deve ser visto apenas como um conjunto de intenções, mas sim como uma proposta de ação em bases realistas requerendo para tanto capacidades técnicas pedagógicas como político-administrativo.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
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